segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O show de Truman, análise crítica ( mas nem tanto )

Saudações, meus caros leitores ( ou na verdade, leitora, porque meu pai não mais poderá ler esses textos, afinal, ele cansou dessa vida e mudou do plano físico para o plano espiritual, e minha namorada tem mais o que fazer do que ficar lendo isso aqui, como fazia no primeiro semestre. Afinal, agora que vamos casar, ela não precisa mais me agradar lendo meus textos. Sobrou para minha professora, que será a única pessoa do mundo a ler aqui ).

O Show de Truman. Vamos fazer uma singela análise sobre o fenômeno mostrado no filme, sobre a curiosidade que a vida alheia desperta no ser humano. Afinal, não estamos tão distantes assim daquele mundo ficcional. Se lá eles admiravam a vida de Truman, aqui tem gente que admira, nas palavras do Bial, "os nossos ´heróis" do BB. Aliás, nossos heróis é o meu ovo, Sr. Bial. Herói é um médico que trabalha em um PS sem condições, um bombeiro que arrisca a vida para salvar outra pessoa, ou um policial que nos protege, as vezes sem condições adequadas de se proteger.

Voltando ao filme, o que leva as pessoas a se interessar tanto pela vida alheia? Talvez a vontade de ver realizado naquele programa as coisas que a pessoa sabe ser impossível realizar em sua própria vida? Será que a realização na vida das pessoas supre a necessidade de sentir - se completo com os objetivos que se tornaram impossíveis na vida real? Bem, eu não sei, se está procurando a resposta aqui, acho que está bem enganado.

O que o filme, na minha avaliação tenta mostrar, é que, seguindo o atual rumo, a indústria do entretenimento caminha mesmo para tornar "o Show de Truman" um projeto a ser avaliado seriamente em um futuro próximo. E olha que, na época do filme, ainda nem erámos soterrados com tantas variações de realitty shows como somos hoje. Só falta mesmo um show que acompanhe desde o nascimento a vida de alguém.

Aliás, falando nosso, será que alguém já registrou essa idéia? Farei isso. Sabem como é, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário